domingo, 17 de outubro de 2010

SALGUEIRO É MAIS UMA NOVIDADE DA SÉRIE B 2011


Depois do Ituiutaba , agora é a vez de um outro novato integrar a Série B em 2011. O Salgueiro, de Pernambuco, derrotou - e surpreendeu - o Paysandu por 3 a 2, no estádio da Curuzu, em Belém e garantiu seu acesso. No jogo de dia, no interior pernambucano, houve empate por 1 a 1.
E a recente profissionalização dos clubes é a tônica dos que até agora garantiram sua elevação. Assim como o Ituiutaba, o Salgueiro somente se profissionalizou em 2005. No jogo de hoje, o Paysandu saiu na frente, aos 11 minutos com Bruno Rangel. Sete minutos depois o empate aconteceu por meio de Fagner. A virada veio no segundo tempo, com Júnior Ferrim aos 14 minutos e Edu Chiquita aos 22 minutos. O time paraense diminuiu um minuto depois com Paulão, mas o insuficiente para recolocar o Paysandu de volta à Série B (de onde foi rebaixado em 2006).

QUEM É?
O Salgueiro Atlético Clube foi fundado em 23 de março de 1972 com o nome de Atlético de Salgueiro. De caráter amador, o seu rival era o Comercial, de Serra Talhada. A partida mais importante do Atlético, à época, foi contra o Fluminense (RJ) no estádio Cornélio de Barros em um amistoso com vitória do time carioca por 3 a 0.
No final da década de 1970 o clube fechou as portas e só retornaria aos gramados 25 anos depois. Em 2005 aconteceu a profissionalização e no mesmo ano disputou a Série A2 (segunda divisão) do campeonato pernambucano e garantiu acesso à elite ao ficar em 3.o lugar. Na mesma temporada conquistou os títulos da Cope PE e Copa Integração. No ano seguinte, porém, o clube foi rebaixado no Pernambucano.
A retomada veio em 2007, com o título da Série A2, e em 2008 a boa participação no Pernambucano, ficando em 4.o lugar. Garantido na Série C do Brasileiro, conseguiu o suficiente para participar da competição em 2009 (quando o campeonato teria número restrito de participantes).
Considerado "azarão" em seu grupo na Série C 2010 (composta pelos outros nordestinos CRB, Campinense, Alecrim-RN e ABC), garantiu classificação para a segunda fase com o 2.o lugar obtido a muito custo. Na 10.a e última rodada da fase, enfrentou o Alecrim, em Natal, e sofreu com a pressão local, a ponto da energia elétrica do estádio Machadão ter sido suspensa por alguns minutos. Vencendo por 1 a 0, após o retorno da energia, o Salgueiro marcaria o segundo gol, com Fagner, e selava sua classificação. O curioso é que pela classificação, o Carcará (como é conhecido o clube pernambucano) corria até mesmo o risco de ser rebaixado para a Série D (uma derrota ou até mesmo um empate o derrubaria).

MASCOTE


Para simbolizar a força e garra do Salgueiro, nada melhor do que uma ave característica da região Nordeste, o Carcará. Ela é comum no sertão nordestino e ilustra o histórico de ascensão rápida do Salgueiro, mesmo sendo um clube do interior que precisa disputar espaço com tradicionais equipes da capital.


QUIETINHO, QUIETINHO, FOI CHEGANDO...
Ao verificar a campanha do Salgueiro, na primeira fase, percebe-se que o apelido Carcará é mais do que justo. A trajetória foi de um início de derrotas e aflição pelo risco de queda à Série D. Ao término do turno, a impressão que fica é de fazer dos jogos de volta a tentativa para não cair.
Ao término da primeira parte, foram dois empates e uma derrota (dois pontos e a lanterna). No returno, a ascensão, com três vitórias seguidas após a derrota na 6.a rodada. Com 11 pontos, o Salgueiro ficou em 2.o lugar, atrás apenas do ABC.
A campanha
1.a rodada: 18/07 Salgueiro 2 x 2 Alecrim-RN, Cornélio Barros (o "Salgueirão"), em Salgueiro.
2.a rodada: 24/07 CRB 1 x 1 Salgueiro, Rei Pelé, em Maceió.
3.a rodada: 01/08 Campinense 2 x 0 Salgueiro, no Amigão, em Campina Grande.
4.a rodada: 08/08 Salgueiro 0 x 3 ABC, no Salgueirão, em Salgueiro.
5.a rodada: folgou.
6.a rodada: ABC 3 x 1 Salgueiro, no Frasqueirão, em Natal.
7.a rodada: Salgueiro 2 x 1 Campinense, no Salgueirão.
8.a rodada: folgou
9.a rodada: Salgueiro 3 x 0 CRB, no Salgueirão.
10.a rodada: Alecrim 0 x 2 Salgueiro, no Machadão, em Natal.
Quartas-de-final
Ida - 09/10 Salgueiro 1 x 1 Paysandu, no Salgueirão, em Salgueiro
Volta - 17/10 Paysandu 2 x 3 Salgueiro, no Curuzu, em Belém

Nenhum comentário: