domingo, 17 de outubro de 2010

AS CHANCES DE CADA UM

Após a conclusão da 29.a rodada, o site "Chance de Gol" (www.chancedegol.uol.com.br) apresenta números recentes das possibilidades de cada Segundão quanto à conquista do título da Série B, acesso à Série A e queda para a Série C em 2011.
Os cálculos levam em conta a campanha dos clubes e as possibilidades de resultados em futuros jogos de acordo com a média obtida até aqui (desempenho fora e em casa).

CORITIBA PERTO DE TUDO
A matemática mostra que o Coxa está quase absolutamente próximo da elite, com 99,7% de chances. Quanto ao título, as chances são de 72%.


AMÉRICA-MG, FIGUEIRENSE E BAHIA COM UM PÉ NO PARAÍSO


Os outros três integrantes do G-4 estão quase garantidos na Série A de 2011, segundo os números. O Figueira tem 95,1% de possibilidades de acesso; o Coelho, 85,3%, enquanto o Tricolor de Aço tem 81,2%. Quanto ao título, os números são mais reduzidos para os três: Figueirense (15,9%); América-MG (6,5%) e Bahia (5,4%).


VALE A PENA SONHAR PELO ACESSO?
Honestamente (ou prognosticamente), não! Os que ainda se iludem com o G-4 - Sport, Ponte Preta e Portuguesa - têm estreitas chances matemáticas  pra subir em 2011. As possibilidades são de 14,8% (Sport), 11,9% (Ponte Preta) e 9,5% (Portuguesa). Quanto ao título, as possibilidades são ínfimas: 0,09% (Sport), 0,03% (Ponte Preta) e 0,01% (Portuguesa).

VÃO CUMPRIR TABELA
Duque de Caxias, ASA, São Caetano, Guaratinguetá, Paraná, Bragantino e Náutico têm números que não os animam para pensar no acesso, nem para entrar em desespero quanto ao risco de rebaixamento. No caso do  Duque de Caxias, por exemplo, a chance de ser promovido é de 1% e a de queda, 0,3%. A oscilação dos demais fica entre 0,01% e 0,8% para subir, enquanto que de 0,4% e 11,% no risco de cair.





QUASE ALIVIADOS
As possibilidades de Icasa e Vila Nova serem rebaixados é menor que a dos outros quatro que estão na ZR: o Verdão do Cariri tem risco de 16,1% e o Tigre de 27,7%.









UTI

A vida dos quatro que estão na área de risco é quase que irremediável: o lanterna América-RN tem 98,9% de possibilidades de ir para a Série C no próximo ano; o Brasiliense, 94,2%; Ipatinga, 70,6%; Santo André, 62,8%.

2 comentários:

Unknown disse...

Lucci, apesar do texto aqui fale sobre as possibilidades de cada clube na segunda divisão, quero aproveitar este espaço para pedir que na medida do possível, nos informe sobre a artilharia da série "B" e de preferência atualizada a cada rodada. Procurei e não achei em nenhum site esportivo. Não sei se por conta da idade(rs), mas se aqui no seu blog tiver espaço para sugestões de pauta, me oriente por favor. Afinal de contas tenho alguns textos para você. Forte abço, amigo

Luciano Demetrius disse...

Caro Henrique, é claro que você e qualquer outro leitor do blog devem enviar sugestões de pautas. Toda ideia e colaboração são bem-vindas! E pode deixar que vou providenciar a artilharia (agradeço por tua observação).