segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ESPECIALISTA APONTA RUMOS DA SÉRIE B

A dez rodadas do final, Série B tem G-4 quase definido, aponta matemático
Do UOL Esporte
Em São Paulo

Faltando somente dez rodadas para o término da Série B do Campeonato Brasileiro, o grupo do acesso, o chamado G-4, está quase definido. Segundo as estatísticas do site Infobola, do matemático Tristão Garcia, Vasco da Gama, Guarani, Atlético-GO e Ceará estão com os seus lugares praticamente assegurados na elite do futebol brasileiro do ano que vem.
Mesmo depois da derrota para o Figueirense e do empate com o Bragantino, nas duas últimas rodadas, o time de São Januário está a 2% da Série A de 2010. Para o técnico Dorival Júnior, 64 pontos já seriam o suficiente para garantir o acesso vascaíno, mas o matemático garante que a vaga só virá caso a equipe atinja 70.
No entanto, na primeira colocação, com 56, os cariocas contam com um aproveitamento de 67%, índice bem superior aos de Grêmio Barueri e Vitória, que chegaram em quarto lugar com 55% e 51%, respectivamente, nas suas campanhas de acesso nos anos de 2008 e 2007.
A matemática aponta ainda que o grupo dos quatro primeiros colocados não deve ser alterado até o dia 28 de novembro, data da última rodada da Segundona de 2009. Apesar do desastroso empate com o Vila Nova, em casa, neste sábado, o Guarani chegou 53 pontos e agora soma 89% de chances de garantir o acesso.
Empatados com 50 pontos, Atlético-GO e Ceará também empatam na possibilidade de subirem de divisão. De acordo com o especialista, goianos e cearenses estão 67% garantidos na Série A do ano que vem.
Buscando desmentir a matemática dentro de campo, Figueirense, com 58%, Portuguesa, com 13%, e São Caetano, com 6%, ainda lutam para obter uma vaga no seleto grupo. Já Ponte Preta e Ipatinga, com apenas 1% de chances, precisarão de uma combinação de resultados muito favorável para que o acesso não fique apenas no sonho.
Um pouco mais "embolada", a zona do rebaixamento também já tem os seus times definidos, segundo Tristão Garcia.
Com 45 pontos funcionando como nota de corte, já que esta foi a pontuação máxima dos rebaixados dos últimos dois anos, cinco equipes nordestinas tentam se livrar da queda para a Terceirona.
O lanterna Campinense, com 27, lidera o ranking dos prováveis clubes que farão parte da zona do descenso ao final desta Série B, com 79% de risco de rebaixamento. O time paraibano é seguido pelo América-RN, com 73%, Fortaleza, 67%, e Bahia, com 52%.
Com o mesmo número de pontos dos baianos, 31, mas fora da zona do rebaixamento, o ABC também está nesta briga, com 47% de chances de cair. Com três pontos a mais, Duque de Caxias e Juventude ainda correm risco, com 20% e 18%, respectivamente.

QUEM MAIS SUBIU E MAIS CAIU ULTIMAMENTE
Sobe: Figueirense - Catarinenses emplacaram uma sequência de quatro vitórias seguidas e voltaram a brigar por uma vaga no G-4. Time está na quinta posição, com 48 pontos, dois a menos do que o quarto colocado Ceará
Desce: Bahia -
Há sete rodadas sem saber o que é vencer, equipe baiana caíu para a zona do rebaixamento. Time está sob o comando do quarto técnico na competição.

Nenhum comentário: