terça-feira, 15 de setembro de 2009

HOJE É TERÇA-FEIRA GORDA

Pela quinta vez uma rodada completa é disputada num só dia na competição. A 24.a volta tem os seus dez jogos na noite desta terça-feira. Segue relação dos encontros, horário por horário, com a situação de cada um e o que pode acontecer com a vida de cada time.

JOGOS DAS 19H30
Brinco de Ouro (Campinas) Guarani (2.o lugar, 43 pontos)x Figueirense (7.o lugar, 36 pontos)
Após a instabilidade em algumas rodadas - que além de lhe tirar a liderança, também pôs em risco sua permanência no G-4 - o Bugre ganhou fôlego e volta a entrar na disputa pela ponta da classificação. O Figueira também vivenciou altos e baixos, mas no momento pode ambicionar um lugar entre os quatro melhores. A vitória significa - e muito - para os dois lados. Ao Guarani, pode resultar na liderança. Ao Figueirense, a chance de lutar pelo G-4.
No turno (5.a rodada): Figueirense 0 x 1 Guarani

Canindé (São Paulo) Portuguesa (6.o, 37) x Ponte Preta (8.o, 35)
Jogo de "embalados", principalmente pelo lado da Lusa, que vem de três vitórias consecutivas (e pelo ânimo após golear, fora de casa, o Bahia por 4 a 1). A Macaca entra em campo otimista com o último resultado em cima de um G-4 (3 a 1 em cima do Atlético-GO). A Portuguesa encosta no grupo dos quatro melhores, se vencer. Para a Ponte a vitória representa a esperança de poder voltar a sonhar com a Série A, nas rodadas futuras.
No turno (5.a rodada): Ponte Preta 5 x 2 Portuguesa

Durival Brito (Curitiba)Paraná (13.o, 28) x Juventude (16.o, 27)
O encontro dos "incertos", com dois times que surpreendem a si mesmos a cada rodada. O tricolor vem de uma derrota para o líder Vasco (1 a 2) e o alviverde traz na babagem um reabilitador resultado (2 a 0 sobre o Brasiliense). Vencer é tudo para qualquer lado. Empate faz os dois patinarem juntos. A derrota representa recorrer à calculadora e torcida contra os que vêm lá de baixo.
No turno (5.a rodada): Juventude 0 x 1 Paraná

Castelão (Fortaleza) Ceará (4.o, 40)x Vila Nova (11.o, 29)
O Vovô não quer perder o pique de sua boa fase, apesar da derrota no último jogo contra o Figueirense (1 a 2). Jogando em casa, o alvinegro pode até ultrapassar o 3.o e encostar no vice-líder (numa combinação de resultados). O Colorado goiano respira após a suada vitória em cima do Duque de Caxias (3 a 2, com o gol derradeiro nos acréscimos) e pode se distanciar ainda mais da ZR caso se dê bem nesta noite.
No turno (5.a rodada): Vila Nova 1 x 0 Ceará

SEQUÊNCIA _ÀS 21H
Anacleto Campanella (São Caetano do Sul)São Caetano (5.o, 37) x Vasco (1.o, 46)
Pode ser hoje o dia (ou noite) de glória para o Azulão, que se passar pelo líder tem a oportunidade de figurar no G-4. Para isso acontecer, basta que além de seu triunfo o Ceará seja derrotado. O Vasco defende a liderança e tenta abreviar o caminho de volta para a Série A.
No turno (5.a rodada): Vasco 0 x 0 São Caetano

Ipatingão (Ipatinga) Ipatinga (12.o, 29)x Bragantino (9.o, 33)
Atordoado pela goleada sofrida diante da Campinense (1 a 5), o time do interior mineiro precisa fazer uso do fator campo (joga em casa) para não ter que "olhar pra baixo". Uma derrota ou um simples empate fazem "acender o sinal amarelo" para o Ipatinga. O Bragantino segue sua rotina no campeonato que é a de sair do atoleiro da área intermediária.
No turno (5.a rodada): Bragantino 1 x 1 Ipatinga

E PRA TERMINAR, ÀS 21H50
Giulite Coutinho (Rio de Janeiro) Duque de Caxias (17.o, 24) x Fortaleza (19.o, 23)
Aposta "induzida": vai ser o jogo com menor público da rodada. E dá pra arriscar que o tricolor nordestino pode ter mais torcida. Uma pena que o Duque de Caxias não possa jogar diante de sua torcida (em sua cidade natal) e ter que atuar na capital fluminense. Quanto ao jogo, é "elefante na loja de cristais". Qualquer movimento em falso põe tudo a perder (e a estilhaçar). O Duque não sabe o que é vencer há seis rodadas (um empate e cinco derrotas), desde 11 de agosto. O Fortaleza não fica muito para trás (nos quatro últimos jogos, perdeu uma e perdeu três). "Abraçados" na zona de rebaixamento, quem vencer ainda não sai do risco, mas o empate é péssimo e a derrota pode sinalizar um "convite antecipado" à Série C em 2010.
No turno (5.a rodada): Fortaleza 1 x 1 Duque de Caxias

Frasqueirão (Natal) ABC (20.o, 22) x Bahia (10.o, 30)
Um tenta sair da lanterna, pra depois sonhar com a fuga da ZR. Outro, quer apagar a bordoada que levou na última partida. O primeiro em questão é o ABC, que se vencer ao menos pode se dar ao luxo de pensar em sair da degola. O outro é o Bahia, que vem de duas derrotas seguidas e precisa somar os três pontos para não ter que voltar a ter o pesadelo do risco de cair pra ZR futuramente.
No turno (5.a rodada): Bahia 4 x 0 ABC

Boca do Jacaré (Taguatinga) Brasiliense (14., 27) x América-RN (15.o, 27)
Com a mesma pontuação, mas "separados" pelo critério desempate (saldo de gols), os dois times fazem o folclórico "jogo de seis pontos". E a disputa é pra ficar longe da ameaça de rebaixamento. A vida dos dois anda tão complicada que vencer é apenas obrigação. Empate pode até render alguma diferença futuramente. Derrota é caminho pro caos.
No turno (5.a rodada): América-RN 2 x 1 Brasiliense

Serra Dourada (Goiânia) Atlético-GO (3.o, 41) x Campinense (18.o, 23)
A julgar pela posição dos dois times, a impressão é de que o Dragão teria pela frente um adversário facílimo. Ledo engano. A Raposa tem a melhor campanha do returno (nove pontos em quatro jogos) e indica que sair da ZR é questão de tempo. O Atlético-GO se distancia da "concorrência" pelo G-4 caso passe pelo Campinense. Já o time paraibano confirma seu poder de reação se surpreender esta noite.
No turno (5.a rodada): Campinense 2 x 1 Atlético-GO

Nenhum comentário: