sábado, 26 de fevereiro de 2011

AGORA É "BOA"

O Ituiutaba não é mais o mesmo, conforme já informou este blog quando da alteração de nome e sede do recém-promovido à Série B 2011. Rebatizado por Boa, o clube vai disputar o Módulo II (ou segunda divisão) do campeonato Mineiro e a Série B deste ano tendo a cidade de Varginha como sua casa.
Este blogueiro, em meio ao sumiço de 17 dias, deixou escapar a estreia do "novato" na competição de Minas Gerais. No dia 12 de fevereiro, na estreia, foi derrotado pelo Patrocinense por 1 a 0. Na segunda rodada, jogando em seus domínios perdeu mais uma vez: levou novamente de 1 a 0, desta vez para o Mamoré. Dia 20, a primeira e até aqui única vitória: 1 a 0 sobre o Fluminense, de Araguari, na casa do adversário. No dia 23, mais um revés: tomou 3 a 2 do Uberlândia, em casa.

SÓ PODIA ESTAR MAL
O Boa é o 5.o do Grupo A (ou penúltimo colocado), com apenas três pontos. O lanterna é o único derrotado pelo Segundão (Fluminense, de Araguari, sem nenhum ponto).

MAL E BIZARRO
Além da campanha estapafúrdia, ruim pra cachorro é a reputação nacional do "novo clube" cuja última partida (na derrota por 3 a 2 para o Uberlândia) virou chacota por causa da invasão de campo de um cachorro da PM. O cão se achou "dono da bola" ou quis mesmo é mostrar aos atletas como é que se joga "na raça". Confira.

http://www.youtube.com/watch?v=b0wMf9rZxgg

PRA QUEBRAR O HIATO

Eliminado da Copa do Brasil no meio de semana, o ASA tenta se manter no G-4 do Alagoano e quebrar o jejum de duas rodadas seguidas com derrotas. Em Atalaia, no estádio Luís Pontes, a partir das 15h15 o Fantasma enfrenta o Sport Santo Antônio que tenta chegar perto do seleto grupo dos quatro melhores (encostar no próprio ASA, 4.o com 18 pontos). Uma vitória deixa o Segundão próximo da liderança e, ao mesmo tempo, distante de seus perseguidores na luta por uma vaga na semifinal.

PEQUI GOIANO
Goiás e Vila Nova fazem o clássico de Segundões a partir das 17h no Serra Dourada na luta pela permanência no G-4, em jogo da primeira rodada do returno e a 10.a do Goiano. Quem entra com mais necessidade pela vitória é o Alviverde, que está em 4.o com 17 pontos e acossado pelo CRAC (16). O Tigre, 20 pontos, está um pouco mais aliviado e busca a vitória mirando a ponta da classificação (tem apenas um ponto a menos que Atlético-GO e Anapolina, ambos com 21). Pesa para o encontro desta tarde o fato de Goiás e Vila Nova terem vencido seus dois últimos compromissos na competição. No turno, houve empate por 0 a 0, na 3.a rodada.

NO EMBALO
Após a "virada" na Copa do Brasil - em que se classificou ao reverter a vantagem de dois gols de diferença contra o Iraty (PR) - o Grêmio Prudente centra suas forças no jogo das 18h30, diante do Corinthians, no Pacaembu, pela 10.a rodada do Paulista. Na lanterna, o Segundão pode sair dessa incômoda situação com uma vitória acompanhada por combinação de resultados (tropeços de Linense e Santo André e derrotas de Noroeste e Ituano na rodada). Desfavorece o fato do adversário estar a um ponto do líder e ir em busca do topo no dia de hoje.

FAZER BAFO
Passar pelo Mogi Mirim, a partir das 18h30, no Décio Vitta, garantir com folga um lugar no G-8 e cutucar a liderança. Oportunidade de ouro para o Americana no final da tarde deste sábado, pela 10.a rodada do Paulista. Pesa a favor o fato do adversário ter um péssimo desempenho como visitante, com uma vitória apenas até aqui.


PRA FUGIR E SE GARANTIR
A Ponte Preta encara um desesperado, às 18h30, no Bruno José Daniel, a Macaca tem pela frente o Santo André, um Segundão recém-rebaixado para a Série C e na luta contra a degola no Paulista. O time campineiro fica na tranquilidade com uma vitória pois se livra da ameaça da concorrência que busca um posto entre os oito melhores. Com 15 pontos e em 7.o na classificação, pode ficar longe dos perseguidores e já na cola de quem está no topo.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

INVERSÃO E RETROCESSO

De uma edição pra outra o Vitória experimentou o avanço e a queda. Em 2010, finalista da Copa do Brasil a ponto de "vender caro" a conquista do título para o Santos (o rubro-negro chegou a vencer a segunda partida por 2 a 1, mas havia sido derrotado na ida por 2 a 0, sendo assim a primeira vez que um campeão é derrotado na partida decisiva). Menos de um ano depois, e há dois meses e meio da queda à Série B, o Vitória ficou no zero a zero com o Botafogo-PB (que disputa vaga pra Série D) e se despediu precocemente na primeira fase da Copinha. Já abatido pela derrota no clássico Ba-Vi, no último domingo, o Leão vai ter que recuperar forças tanto para o Baiano como - e principalmente - para pensar em retornar à elite do Brasileiro.

FICOU PRA RECIFE
Outro leão, rubro-negro, nordestino, Segundão e que ficou no 0 a 0 foi o Sport, que vai precisar do jogo de volta, contra o Sampaio Correa, para prosseguir na Copa do Brasil. O time pernambucano não vai bem no Estadual e necessita da classificação pra não cair em descrédito com a torcida.

EMPATE ÚTIL
O ABC poderia ter liquidado tudo na primeira partida, mas o 1 a 1 com o Barras (PI) não pode ser considerado um resultado ruim. O adversário "estreava" o atacante Tulio Maravilha - que andarilha Brasil afora para chegar ao milésimo gol - e saiu na frente do marcador logo a um minuto do segundo tempo (mas o gol não foi do artilheiro de tantos clubes brasileiros). O ABC empatou aos 13, com Irineu. Semana que vem tem mais!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

E LÁ SE VAI...

... mais um dia!
Acima, frase da canção "Clube da Esquina N.o 2", do mineiro Lô Borges, um dos integrantes do movimento do mesmo nome da música (sem o número dois) que ao lado de Milton Nascimento, Fernando Brandt e Wagner Tiso, encampou mais um tópico riquíssimo para a MPB, nos anos 70.
Agora, "e lá se foram... mais 17 dias!". Período em que o blogueiro sumiu e não deu satisfações, não atualizou a vida dos Segundões pelos Estaduais e nem deu as caras para o início da Copa do Brasil.
Cansaço, trabalho e desleixo (com mais força para a última). Desculpa esfarrapada, o internautaleitor nada tem a ver com isso (se é que alguém sente a falta deste sumido espaço).

HOJE TEM VOLTA!
O Vitória vai precisar vencer o Botafogo (PB) por 2 a 0 ou a partir de três gols de diferença pra seguir na Copinha. No jogo de ida, o Leão tomou 3 a 1 dos paraibanos. É logo mais, às 21h, no Barradão.

E TEM IDA (PRA NÃO TER RETORNO)
O ABC enfrenta o Barras, às 21h, no Juca Fortes, casa do adversário piauiense. O Sport tem pela frente o Sampaio Correia, no Nhozinho Santos, em São Luís. Os dois jogos começam às 21h e tanto o alvinegro como o rubro-negro avançam sem precisar disputar o segundo jogo caso vençam por diferença mínima de dois gols.

JÁ SE FORAM...
A Portuguesa ficou pelo caminho. Mesmo vencendo a partida de volta, ontem à noite, no Canindé, por 1 a 0, a Lusa foi eliminada pelo Bangu, que na ida venceu por 3 a 1.
Outro que dançou foi o ASA: levou 3 a 1 do Horizonte, fora, pra empatar na volta, em casa, por 3 a 3.

DEVOLUÇÃO
O Grêmio Prudente deu sinais, na partida de ida, que o espelho da lanterna do Paulista refletiria na Copa do Brasil. Levou 3 a 1 do Iraty (PR), mas conseguiu se redimir na volta e aplicou 3 a 0 nos paranaenses. Agora fica no aguardo de ou Atlético-MG ou IAPE (MA).

A PRIMEIRA EM 2011
Ao menos antes do carnaval o Paraná conseguiu quebrar o tabu. Finalmente venceu no ano após o 3 a 0 em cima do Gurupi. Vale lembrar que no primeiro encontro foi um sufoco arrancar o empate em Tocantins (1 a 1), mas a classificação ameniza (um pouco) a lanterna no Paranaense. O Tricolor espera ou por Botafogo (RJ) ou River Plate (SE).

DESCANSO MERECIDO
O Goiás resolveu tudo há uma semana: 4 a 1 no Vitória (ES). Simples assim. Fica no aguardo de Ponte Preta ou Baré (RR).

RASPANDO
O Guarani prega das suas (para a própria torcida). Goleava, semana passada, o União (MT) por 4 a 1 e garantia a vaga, até que o Bugre permitiu o empate por 4 a 4. No jogo de volta, um pálido 0 a 0, no Brinco de Ouro, e a vaga conquistada no osso! Na próxima fase vai enfrentar o Horizonte (CE), que eliminou o Segundão ASA.

DESCARRILOU
O Náutico foi surpreendido pelo Trem, do Amapá, por 2 a 1. Na volta, vai precisar vencer ou pelo placar de 1 a 0 ou por diferença de dois gols.

BÁSICO
Ainda não levou a vaga, mas compensou a longa viagem. A Ponte Preta suou pra vencer o Baré, de Roraima, por 1 a 0.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PENDÊNCIAS

Quatro partidas envolvendo os Segundões ficaram pendentes de informação neste domingo. Pelo Paulista, o Sâo Caetano escapa da zona de rebaixamento após a vitória por 2 a 1 diante do Paulista. Na parte de cima da classificação, o Bragantino também deixou "escapar" só que a chance de entrar para o G-4 ao ser derrotado, em casa, pelo Mirassol por 2 a 1.
No Potiguar quem deixou a liderança foi o ABC após levar 1 a 0 do Santa Cruz, em pleno Frasqueirão. A derrota deixa o alvinegro até mesmo fora do G-2 do primeiro turno.
Mas quem está por fora de tudo, isolado na lanterna do Paranaense é o Paraná que tomou de 5 a 1 do rival Atlético-PR. Com dois pontos em sete jogos, o Tricolor é candidato ao rebaixamento antes mesmo do término do primeiro turno.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

VITÓRIA, VITÓRIA, VITÓRIA!

O Leão atropelou o rival (e da elite) Bahia ao fazer 3 a 0, no primeiro clássico do ano, no Barradão. O jogo, pela 5.a rodada do Baiano valeu a liderança do Vitória no grupo 2, com dez pontos. Os três gols aconteceram no segundo tempo, com Neto Baiano 11', Elkeson 13' e Rildo aos 44'.

ENCOSTA
O Criciúma divide provisoriamente a liderança do Catarinense com o Figueirense após o empate por 0 a 0 com o Joinville, pela 7.a rodada.

NA CASA DO RIVAL
Vitinha aos 27'e Thiago os 42' do primeiro tempo fizeram os gols que deram a vitória ao ASA (2a 1) diante do CRB, na casa do adversário. O Fantasma segue líder, com 15 pontos, ao lado do Coruripe.

VIRADAS
Goiás e Duque de Caxias levaram um susto! O alviverde foi para os vestiários em desvantagem ao tomar uma virada por 2 a 1 do Aparecidense (Hugo marcou para o Segundão). Já o Dragão perdia por 2 a 0 para o Olaria. Mas com dois gols de Rafael Tolói, o time goiano virou pra 3 a 2, enquanto Somália (duas vezes), Juninho e John responderam a favor do time da Baixada Fluminense, que venceu por 4 a 2.

PERNAMBUCO
O Sport levou a pior no clássico e tomou 2 a 0 do Santa Cruz. Fora de casa, o Náutico conseguiu um pontinho ao segurar o empate por 0 a 0 com o Central. Mas quem se deu bem mesmo foi o Salgueiro, que derrotou o Petrolina (1 a 0). Dos três representantes pernambucanos na Série B 2011, apenas o Timbú está no G-4 (4.o, com 18 pontos). O Carcará vem a seguir, em 5.o, com 14. Com os mesmos 14 pontos, o Leão despencou para o 7.o lugar (perde nos critérios de desempate).

ALÍVIO
O Icasa venceu o Horizonte por 2 a 0 (gols de Dodô e Bruno Paraíba) e se afastou da zona de rebaixamento. Pula para 7.o, com nove pontos.

BOLA ROLANDO
O ABC está no 0 a 0 com o Santa Cruz, pela 3.a rodada do Potiguar. Paraná (contra o Atlético-PR), Bragantino (contra Mirassol) e São Caetano (diante do Paulista) entram em campo para os jogos das 19h30.

EM TEMPO REAL

Sossegado, o blogueiro acompanha os jogos da tarde de domingo envolvendo os Segundões diretamente de uma cafeteria do Centro de Luís Eduardo Magalhães (BA). Enquanto do lado de fora, as mesas sobre a calçada são disputadas pelos clientes, na parte interna a tv está ligada num jogo em que nada tem a ver com algum time da Série B. A mídia lá, o "noticiadesegunda" cá. Cada um dividido na sua.

ONTEM
- O Guarani manteve a ponta no Paulista da A-2 ao vencer o Red Bull por 2 a 1, no Brinco de Ouro, em Campinas.
- O Americana se enroscou em casa ao empatar por 1 a 1 com o Oeste, pela 7.a rodada do Paulista.
- O Vila Nova se deu mal no clássico ao ser batido pelo Atlético-GO por 2 a 1.


INTERVALO
- O Vitória empata por 0 a 0 com o rival Bahia, no Barradão;
- Outro Segundão que encara um clássico estadual é o Sport que também empata sem mexer no marcador, contra o Santa Cruz;
- E o placar também não foi alterado nos primeiros 45 minutos do jogo do Náutico diante do Central, em Caruaru;
- O Goiás perde em casa, e de virada, para o Aparecidense por 2 a 1;
- O Duque de Caxias está pior ainda: leva de 2 a 0, em casa, do Olaria;


INÍCIO DE NOITE
Às 19h30, o São Caetano recebe o Paulista, no Anacleto Campanella, enquanto o Paraná encara o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Azulão e Tricolor precisam vencer de qualquer maneira, pois ambos estão na zona de risco do rebaixamento.
No mesmo horário, pelo Paulista e bem mais tranquilo, o Bragantino recebe o Mirassol, em Bragança Paulista.

NA SEQUÊNCIA
Três Segundões paulistas entram em campo, no complemento da 7.a rodada do Estadual de São Paulo, somente na próxima quarta-feira. Grêmio Prudente e Portuguesa fazem confronto direto e a Ponte Preta recebe o Linense.


sábado, 5 de fevereiro de 2011

EXPLICA, MAS NÃO JUSTIFICA!!!

Por exata uma semana este blogueiro não mexeu uma vírgula sequer deste espaço dedicado aos Segundões pelos Estaduais. Nenhuma nota, nenhuma notícia, nem um mísero resultado da rodada. Os afazeres profissionais ocuparam o tempo deste que escreve, mas quem acompanha o "noticiadesegunda" não tem nada a ver com isso. Ou quem tem um estabelecimento comercial não abre suas portas só porque está com visitas em casa? Ou quem estuda faltou ao trabalho só porque estava em semana de provas? Réu confesso, peço desculpas.

RESUMÃO
O Segundão com pior campanha até aqui, nos Estaduais, é o Grêmio Prudente: seis jogos e apenas um ponto e segurando a lanterna do Paulista. Outro com campanha pífia é o Paraná, também lanterna no Paranaense com apenas dois pontos ganhos em seis jogos.
O São Caetano, no Paulista, com cinco pontos também ronda a área de risco. Está com cinco pontos, em 14.o, mesma pontuação do primeiro da zona da degola. Na mesma competição, o restante dos Segundões vai bem. A Ponte Preta chega perto do G-8, em 9.o, com oito pontos. Já no grupo de classificação estão Bragantino (8.o) e Portuguesa (9.o), ambos com nove pontos, e o surpreendente Americana, que novato chega quietinho e é o 3.o, com 12.
No Carioca, o Duque de Caxias está fora das disputas da primeira fase (Taça Guanabara) a duas rodadas do final. Está com quatro pontos e só resta lutar para conseguir melhor pontuação para não correr risco de rebaixamento ao final do campeonato.
O Criciúma vai bem no Catarinense. É o vice-líder, com 11 pontos e firme no G-4. Outro que assume a ponta é o Vitória no Baiano, no Grupo 2, com sete pontos. O Icasa vai mal no Cearense, com seis pontos em seis jogos (venceu duas, perdeu quatro) e é o antepenúltimo colocado com apenas três pontos sobre o lanterna.
No Pernambucano, dois Segundões brigam por um lugar entre os quatro melhores: o Náutico, em 4.o, está com 17 pontos, três à frente do Sport (5.o e fora do G-4). Já o Salgueiro está lá atrás, em 7.o, com 11.
No Goiano, o Vila Nova é o vice-líder com 14 pontos e dentro do grupo classificatório. O oscilante Goiás atualmente é o 5.o, com 10 pontos (e fora do G-4).
O saldo de gols deixa o ASA na liderança do Alagoano. Tem 12 pontos e supera o rival Murici na diferença de gols pró e contra. Outro líder é o ABC, que no recém-iniciado Potiguar lidera com seis pontos em duas rodadas.
No Paulista da A-2, o Guarani encabeça o grupo 2 com 14 pontos (invicto com quatro vitórias e dois empates).