sábado, 13 de novembro de 2010

TRÊS GOLS E TRÈS FATOS

O 3 a 0 do Bahia sobre a Portuguesa provocou três fatos: um, a promoção do Tricolor de Aço para a elite; outro, a colaboração ao Figueirense que também subiu a ladeira com os baianos; por fim, a indefinição quanto ao título da Série B (em disputa pelo próprio Bahia, vice-líder com 65 pontos, contra o líder Coritiba, 70 pontos).

LONGA ESPERA
Só mesmo o torcedor do Bahia para explicar a razão de tanta comemoração. O acesso é muito mais do que o retorno à divisão principal do futebol brasileiro, é o desprendimento de um período de oito anos longe dos holofotes. Rebaixado em 2003 e se despedindo da competição com a humilhante goleada por 7 a 0, em casa, para o Cruzeiro, o Bahia jamais havia se reencontrado em competições nacionais. Para agravar o cenário, foi rebaixado em 2005 para a Série C de onde conseguiu sair dois anos depois. Desde 2008 era mero figurante na Série B e a dúvida que pairava entre os torcedores: quando o "Bahêa" volta! A resposta, ou a glória, tem data pra entrar na história: 13 de novembro de 2011. Parabéns Tricolor, parabéns para a torcida que sempre lotou Pituaçu e que teve a paciência para suportar tantos obstáculos em quase uma década.

PERDEU, MAS LEVOU
Literalmente, do dia para a noite, o Figueirense viu sua vida mudar para melhor. À tarde, derrota para o Coritiba por 2 a 1. À noite, a derrota da Portuguesa que beneficiou o Figueira. A ilha de Floripa está em festa, o Figueira voltou à elite após três anos.

ESPERANÇA VOOU
As possibilidades eram remotas, mas existiam, porém o ASA perdeu em casa para o Paraná, por 1 a 0, e resta agora o consolo de uma campanha "acima da média" para quem entrou na disputa com receio de rebaixamento. 

O QUARTO ELEMENTO
Nas duas rodadas que restam, alta tensão para América-MG (59 pontos e 18 vitórias), Portuguesa (56 pontos; 17 vitórias) e Sport (56 pontos; 15 vitórias). Leve vantagem para o Coelho que pode se garantir até com uma única vitória (desde que a Lusa não vença seus dois jogos). 

AGONIA ESPREMIDA
A luta contra o rebaixamento começa a ganhar mais espaço que a disputa pelo topo. Isso porque ninguém está "definido" na degola. Desde o lanterna Santo André (37 pontos), passando pelos ameaçados América-RN (38) e Ipatinga e Brasiliense (ambos com 40) até aos acossados Guaratinguetá e Vila Nova (os dois com 43) e o Náutico (45), nenhum deles está morto (ou a salvo).

UFA!
O Icasa, fez a lição (longe de casa): bateu a Ponte Preta, em Campinas, por 1 a 0 e garante o 2011 na Série B.

MECÃO
O 5 a 2 sobre o Guaratinguetá devolveu ao América-RN a possibilidade de fugir da queda. Já o futuro "migrante" do interior paulista (que vai se mudar para Americana) corre o risco de, em sua nova morada, também encarar uma "nova Série".




2 comentários:

Anônimo disse...

A Bahia está em festa por causa do outro “Bahia”. Este Bahia venceu a lusa no último sábado por 3 x 0 sacramentando de uma vez por todas o seu retorno a elite do futebol brasileiro. Aliás, muito em breve os torcedores do “Tricolor de Aço” pode ter mais um motivo de alegria. Afinal de contas, tudo leva a crer que a CBF, entidade maior do nosso futebol reconhecerá o título Taça Brasil, antigo nome dado ao campeonato nacional de 1959quando o Bahia foi campeão em cima do “timaço” do Santos. Sendo assim, o tricolor da boa terra passa a ser de fato e de direito, o primeiro campeão brasileiro de futebol. Para reforçar ainda mais este reconhecimento, este mesmo Bahia foi o único representante brasileiro na Taça Libertadores de América daquele ano.

Anônimo disse...

É Lu...acredite mas passei por aqui para dar uma lida em teu blog. Vc continua escrevendo como ninguem.Realmente vc tinha razao qdo dizia que eu ainda me lembraria muito de vc. Lembro sim, mas sempre com admiração pelo teu trabalho, pelo jeito como escreve e continuo acreditando que talentoso como vc é um dia terá o reconhecimento que merece.Qd eu quiser saber de futebol e ler coisas bem escritas, vou sempre dar uma passadinha por aqui.