quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

"MADRINHA" DO VILA (NO BLOG) ESTÁ DE DATA... NOVA!

Mônica Parreira é daquelas personagens fiéis e presentes. Ela dedica seu tempo e paixão ao Vila Nova (GO) e desde 2008, quando colaborou com este "noticiadesegunda", em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, tornou-se amiga deste blogueiro.
Lá se vão quase dois anos e Mônica agora é estudante de Jornalismo e hoje, dia 20, comemora mais um ano de vida (de longa e Nova vida). Parabéns pra ti, menina! Sucesso na carreira e toda sorte pro teu Vila retornar à elite. O "noticiadesegunda" vai acompanhar o Tigre. Vila Nova e Vida Nova!!!


DE VOLTA À ATIVA!
O início dos campeonatos estaduais abriu o calendário da bola em 2010. Os 20 "Segundões" estão espalhados por 12 Estados. Em nove destes, a bola já começou a rolar.

Pernambuco deu o pontapé inicial com a primeira rodada foi realizada no dia 13. O Sport se deu bem nos dois jogos que disputou (1 a 0 no Araripina e 5 a 1 sobre o Vitória) e lidera com seis pontos (ao lado do Cabense). O Náutico perdeu na estreia (1 a 0 para o Vera Cruz) e no sábado, 16, venceu a primeira (2 a 1 no Salgueiro). O Leão está em busca do penta pernambucano e o Timbú espera quebrar um jejum que vem desde 2004 sem levantar o título estadual.

É AGORA!
Em oito Estados as competições iniciaram no último final de semana. O "pra valer" se fez presente nos campeonatos alagoano (que tem o "Segundão" ASA), paranaense (Coritiba e Paraná), carioca/taça Guanabara (Duque de Caxias), paulista (Bragantino, Guaratinguetá, Ponte Preta, Portuguesa, Santo André e São Caetano), catarinense (Figueirense), goiano (Vila Nova), baiano (Bahia) e do Distrito Federal (Brasiliense). Dois “Segundões” (de segunda nos estaduais) são os “incríveis” Icasa e Guaratinguetá, que caíram, respectivamente, no Cearense e no Paulista 2009, mas que na mesma temporada ascenderam da Série C para a B do Brasileiro. Coisas que só o futebol pra emocionar.

A AMBIÇÃO DE CADA "SEGUNDÃO" (E A SUA ESTREIA)
ASA, o motivado - entra como favorito por duas razões: é o atual campeão estadual (vai em busca do bi em 2010) e foi promovido da Série C para a B do Brasileiro. Na primeira rodada, empatou por 2 a 2 com o Corinthians, em Maceió.

Bahia, o agoniado - abalado por não ter realizado boa campanha nas duas últimas edições da Série B (mais correu pra não cair do que lutou para subir), precisa derrubar a hegemonia do rival Vitória no baiano. O tricolor não ergue a taça desde 2001. Na abertura do campeonato, goleou o Colo-Colo, em Ilhéus, por 5 a 1.

Bragantino, pra reviver o início dos 1990 - o início da década passada foi o "tudo de bom" do time de Bragança Paulista. Além de ter surgido como uma explosão em anos anteriores, abocanhou o paulista em 1990 e foi vice-campeão Brasileiro em 1991. Depois disso, a decadência. O ressurgimento só viria em 2008, com a ascensão à Série B. A meta é voltar a assustar os "grandes". E o começo foi satisfatório ao estraçalhar o Oeste, por 4 a 0, em jogo disputado na Arena Barueri.

Brasiliense, o papão - após fugir da degola para a Série C, ano passado, o Jacaré quer fazer do campeonato do Distrito Federal um "laboratório" para lutar "nas cabeças" em 2010. E além do preparo há também um compromisso histórico: o de colecionar o sétimo título consecutivo (busca o hepta). Estreou com empate por 1 a 1 diante do Botafogo (DF).

Coritiba, com o maior dos desafios - pior que a queda da elite em 2009, o alviverde teve é que sentir a dor da invasão e da violência de alguns de seus torcedores na última rodada do Brasileiro do ano passado. A baderna custou a punição de 30 jogos longe de seu estádio e a interdição da praça de esportes por tempo indeterminado. O último Estadual que levantou foi em 2008. A expectativa é de que o Coxa "feche" o ano do Centenário em alto estilo (levando o Paranaense e retornado à Série A, em 2011). Iniciou bem o Paranaense, batendo o Serrano por 2 a 0.

Duque de Caxias, a missão impossível - para qualquer clube do Rio de Janeiro que esteja fora do "grupo dos quatro grandes", conquistar o Estadual é questão de honra (ou quase um milagre, devido à discrepância entre eles). O Duque se conforma por ter se mantido na Série B para 2010. Chegar perto de uma Taça Guanabara ou Taça Rio já e uma conquista. Na abertura, incomodou o Flamengo em pleno Maracanã, mas perdeu por 3 a 2 com o gol de desempate nos minutos finais.

Figueirense, “voltar de verdade” – foi por pouco que o Figueira não retornou à elite em 2010. Na penúltima rodada perdeu a chance de figurar no G-4 ao ser derrotado em casa pelo já “desinteressado” Duque de Caxias. Maior campeão dos anos 2000 em Santa Catarina (cinco conquistas em nove anos), o alvinegro ergueu o caneco pela última vez em 2008. Começou bem em 20010, batendo o Imbituba por 3 a 1.

Guaratinguetá, pra deixar de ser surpresa! - rebaixado no estadual, mas promovido no Brasileiro: essa foi a discrepância do Guará, que chegou a ser a sensação do Paulistão-2008. Pra resgatar o reconhecimento, o time não quer mais ser efêmero. Lutar para voltar à elite do Estado e subir na do Brasileiro é a dupla missão em 2010. Pela A-2 do Paulistão, estreou com empate no dia 13 (1 a 1 com o Votoraty, fora de casa) e no dia 17 goleou por 5 a 0 o Osasco, em casa.

Icasa, com a bênção do Padim Ciço – o time de Juazeiro do Norte passa a ser o único representante cearense na Série B 2010 (Ceará subiu para a elite e o Fortaleza caiu pra Série C). Em 2010, porém, carrega o fardo de disputar a segundona cearense. Iniciou bem ao vencer o Arsenal (1 a 0).

Paraná, pra se afastar dos riscos - nas duas últimas temporadas foi sempre assim: ou o tricolor era ameaçado de queda na Série B (2008 e 2009) ou pendia para as últimas colocações no Paranaense (quando em 2009 quase ficou fora da fase decisiva e figurou, por algum tempo, na zona de rebaixamento). Ser favorito entre os quatro melhores "Segundões" e disputar o título estadual (que não ergue desde 2007) é a foco. Pena que já na primeira rodada do Paranaense, o time foi derrotado em casa pelo Rio Branco (2 a 1).

Ponte Preta, pra esquecer 2009 - uma campanha pífia em que poucas vezes ambicionou ficar no G-4 e ainda assistir à ascensão do rival Guarani. A Macaca quer apagar da memória o ano de 2009. O último “feito consagrador” por terras paulistas foi o vice, em 2008. Estreou no estadual contra outro "Segundão", o Santo André, em casa, e empatou por 1 a 1.

Portuguesa, chega de iô-io! - a Lusa não quer mais saber de ficar no "sobe e desce". A meta é figurar entre os "grandes" de São Paulo e se firmar na elite a partir de 2011. Também quer ser campeão absoluto, pois o último, em 1973, fora “dividido” com o Santos após polêmica cobrança de pênaltis. Na abertura do Paulistão mostrou que vai "papar os medalhões": meteu 3 a 1 no São Paulo, em pleno Morumbi (e de virada).

Santo André, pra desfazer a falha! - sensação da Série B em 2008 e um dos candidatos a ser a maior força do ABC Paulista, o Dragão Andreense durou uma só temporada na elite. Recuperar a imagem de campeão da Copa do Brasil (2004) e figurar no topo do Brasileirão é a meta do clube. No jogo de abertura do Paulistão, "beliscou" um empate contra a Ponte Preta, fora de casa: 1 a 1.

São Caetano, quer ser o "conhecido" Azulão! - ter a cara do time que se recuperou na Série B 2009, em que saiu da degola para incomodar o G-4 é o que intenciona o Azulão. Levantou o Estadual em 2004 e foi vice, em 2007. Diante disso quer voltar a ser a "ilustre" força do futebol de São Paulo. Começou bem no estadual, ao vencer o Paulista, em casa, ´por 2 a 0.

Vila Nova, pra voltar a ser "principal" - se já assistir ao predomínio do rival Goiás, no cenário nacional, é desolador, o que dizer de ver outro "conterrâneo" ultrapassá-lo e ser a "segunda força do futebol goiano" (o Atlético-GO subiu para a elite em 2010)? O Tigre, que não levanta um título estadual desde 2005, quer recuperar a hegemonia (e torcida para isso tem, basta que o time colabore em campo). Na estreia do Goiano apenas empatou, em casa, por 1 a 1 com o Santa Helena.
AINDA SEM JOGAR!
América (RN), agora é pra valer! – o Mecão estréia no próximo domingo, dia 24, em Mossoró contra o Potiguar. Sem levar nada no RN desde 2003, o América (RN) quer devolver á torcida os bons tempos, no Brasileiro, quando subiu em 1996 e 2006.

América (MG), é o Coelho pedindo passagem! – detentor do recorde de título consecutivos (decacampeão de 1916 a 1925), a meta é voltar a incomodar a dupla Atlético e Cruzeiro. Ostentando o título da Série C 2009, o Coelho quer ser favorito à elite e abocanhar o Estadual (que não leva desde 2001). De início, tem um clássico no dia 24, na abertura do Estadual, diante do Galo.

Ipatinga, pra superar os traumas – tudo aconteceu na vida do Ipatinga nos últimos cinco anos. Foi campeão mineiro em 2005 e vice em 2006. Subiu da Série C para a B em 2007. Já em 2008 figurou na elite do Nacional, mas havia sido rebaixado no Estadual do mesmo ano. Em 2009 retornou à Série B do Brasileiro, porém recuperou seu lugar no Mineiro. Ainda no ano passado deu um susto na sua torcida ao ficar ameaçado, até a última rodada, a cair para a Série C (Brasileiro). Não há coração de Tigre que agüente. Estreia dia 24, em Juiz de Fora, contra o Tupi.

Nenhum comentário: