terça-feira, 28 de julho de 2009

14.A RODADA VIRADA, REVOLUCIONÁRIA E TRANSGRESSORA!

Teve de tudo. Além de ser uma “inchada” terça-feira com os dez jogos no mesmo dia, a 14.a rodada apresentou uma “inflação” de acontecimentos inusitados. Pode-se afirmar que foi uma rodada “sobrenatural”.
E por onde começar o elenco de fatos? Pelo primeiro...lugar! Pelo novo líder (o Atlético-GO). E teve a “primeira vez” da zebra da rodada (o ABC, que quebrou o jejum de não pontuar fora de casa). E ainda aconteceu uma virada espetacular (da Portuguesa que tirou a liderança do Guarani) e o heroico empate fora de casa (do Juventude, que perdia por 2 a 0 para o Bahia). Além do primeiro placar (o 4 a 3 da Lusa) e os outros resultados que se igualaram ao 0 a 0 na competição (3 a 1 e 3 a 0, agora com dez vezes no geral). E também um “presente” de um time para a cidade (Azulão que venceu no dia do aniversário de São Caetano do Sul) . Pra completar a “bem nutrida” terça-feira, a 14.a rodada teve 41 gols, a maior média até aqui (e também o maior número de gols anotados para os dois lados: quem jogou em casa marcou 25 vezes e os visitantes comemoraram 16 tentos).

DRAGÃO, O NOVO LÍDER
O Guarani reinava absoluto desde o início do campeonato. Dividiu a liderança nas três primeiras rodadas e a partir da 4.a até a 13.a só dava ele. Mas agora quem rouba a cena – e a liderança – é o Atlético-GO. Com 3 a 0 em cima do “agoniado” Duque de Caxias, no Serra Dourada, o Dragão vai a 29 pontos e comprova que a boa fase não é obra do acaso: ocupava um lugar no G-4 há sete rodadas seguidas. O Duque cai uma posição na ZR e agora é o 18.o, com 14 pontos (e não vence ninguém há oito partidas).

LUSA,A MARAVILHA DA 14.A RODADA
Que coisa linda! O Canindé assistiu a “duas viradas” e a dois tempos bem distintos. Logo no começo da partida a Portuguesa saiu na frente, com Héverton aos 3 minutos. Em seguida, o Bugre disparou sua artilharia com Walter Minhoca (aos 11), Ricardo Xavier (26) e Maranhão (32). Guarani vai para os vestiários com vantagem de 3 a 1 e assegurando a ponta da tabela. Mas a Lusa voltou pra mudar tudo. Bruno Rodrigo (14), Ygor (30) e Marco Antônio (39) desenharam o espetáculo do time da casa que fez da vitória de 4 a 3 um “três em um”: a virada espetacular, a permanência no G-4 e a “quebra do reinado” do Guarani.

O FIASCO: PARANÁ
Este blogueiro admitiu a falha em não ter anunciado a rodada antecipadamente, logo também não postou seus palpites. Mas era certo que no jogo de Paraná x ABC a aposta seria certeira no tricolor, pois jogava em casa, vinha de três vitórias seguidas e tinha pela frente um “ameaçado” e vice-lanterna ABC. Seria um ponto perdido pois os paranistas abusaram do “salto alto” e foram engolidos pelos potiguares com um 3 a 1 que proporcionou o primeiro jogo em que o ABC pontuou fora de casa na Série B deste ano. A torcida do tricolor volta a colocar as barbas de molho.

O PRESENTE FOI DO AZULÃO
No dia em que São Caetano do Sul completou seus 132 anos, o time local voltou a vencer na competição (e novamente com quatro gols no placar). O São Caetano passou por cima do lanterna (e abatido) Campinense por 4 a 1, no jogo que abriu a 14.a rodada, realizado no período da tarde. Com o resultado, o Azulão vai a 15 pontos e dá um outro presente pra cidade: sai da ZR e vai a 15.o, com 15 pontos. Enquanto isso, o Campinense mofa na lanterna com seis pontos (quarta derrota consecutiva e nenhum ponto fora de casa).

UM NÃO CONSEGUE O G-4; OUTRO VOLTA AO ABISMO
Quem venceu, ganhou mas “não levou”. Quem perdeu, além de derrotado em campo teve prejuízo na classificação. O Vasco derrotou o Fortaleza por 2 a 1, em São Januário, e por não ter havido uma combinação de resultados que o favorecesse, não chega ao G-4, mas está perto, em 5.o, com 26 pontos. O tricolor cearense desaba com seus 17 pontos e cai na ZR (de onde havia ficado por quatro rodadas, mas longe dela desde a 5.a volta).

NO “DEVIDO LUGAR”
No jogo em Florianópolis, o Figueirense defendia o lugar no G-4 com a ascensão de duas vitórias seguidas, enquanto o Brasiiense se debatia pra se reencontrar com a vitória que não saboreava há seis partidas. E aconteceu que o Figueira prosseguiu com seu progresso ao fazer 3 a 1 no Jacaré, que vai ter que ficar na vontade por mais uma rodada. Os catarinenses estão em 4.o, com 26 pontos. Já o time do Distrito Federal cai duas posições e com 19 pontos vai a 10.o.

UM REECONTRA A VITÓRIA; OUTRO, A VIDA REAL
Entre altos e baixos, seja fora ou em casa, desta vez a Ponte Preta não decepcionou. Após vir de uma derrota diante de sua torcida contra o Figueirense, a Macaca fez bonito, bateu o Vila Nova por 3 a 1 e está em 7.o, com 27 pontos. O Colorado, porém, cai na dura realidade de que a situação é crítica (vinha de uma vitória sobre o lanterna Campinense) e , com 15 pontos, está em 16.o (coladinho na ZR).

O IMPOSSÍVEL E O APÁTICO
O sucesso do Ceará é de encher os olhos. O Vovô passou pelo Ipatinga, por 2 a 0, e coleciona mais um jogo sem derrota e nos nove últimos jogos empatous duas vezes e venceu noutras sete. Com 25 pontos está em 6.o. O time mineiro, com 19, perde duas posições e está em 11.o.

BAHIA, O VACILÃO; JUVENTUDE NEM AÍ!
Entusiasmado pela vitória na 13.a rodada contra o Vasco (2 a 1, de virada), o Bahia saiu com tudo e fez 2 a 0 no Juventude. Porém, esqueceu que o jogo tinha dois tempos e foi na segunda parte que os gaúchos reagiram e deixaram tudo igual: 2 a 2. O tricolor é o 9.o, com 20, e o alviverde se safou da degola e vai a 14.o, com 16.

MESMO ÍNDICE
O América-RN levou 4 a 1 do Bragantino, em casa, e só fez crescer o jejum sem vitórias: é a quarta rodada que não vence. O Braga tem efeito contrário: completa a sexta partida sem perder (três empates e três vitórias, sendo o segundo triunfo longe de casa). O Mecão permanece em 12.o, com 18, enquanto o time do interior paulista sobe dois postos (vai para 8.o), com 22 pontos.